quinta-feira, 26 de julho de 2012

A MEDICINA ESTÁ NA UTI

Me formei em Medicina na Bolivia, deixei a carreira por não conseguir aprovar um exame feito para reprovar, para vetar a entrada de médicos, talvez até melhores, no Brasil. Hoje vejo na saúde do Brasil, o descaso das autoridades e digo que é uma pena tudo isso...
Formar fora ou no Brasil, felizmente não qualifica automaticamente o profissional em bom ou ruim.
Quando fiz o medcurso pra fazer a prova de revalidação eu ouvia comentários dos nossos "Mestres Brasileiros" ensinando o seguinte aos seus pupilos: "Esse tratamento é para pacientes com dinheiro e esse é para pacientes mulambos... outro dia atendi um paciente com índice de mulambina nove."
É isso que aprendem aqui no Brasil???
Não revalidei meu diploma, trabalhei seis anos, como médico voluntário e até hoje pessoas que foram meus pacientes, relembram minhas consultas com muito carinho, e o que ouvia eram coisas do tipo: "frequento esse hospital há vinte anos e nunca vi um médico tão humano". A única diferença que eu via em mim era tratar os pacientes como GENTE.
Acho a prova de revalidação que nos submetem, ridícula. Ela não nivela, ela apenas exclui! 
Nenhum médico formado no Brasil conseguiria aprovar nessa mesma prova, pelo menos não nas que eu fui submetido. Isso é apenas para diminuir a concorrência e assim os mercenários poderem atuar livremente, sacrificando a saúde de seus pacientes.
A saúde do Brasil realmente está na UTI, mas é pela medicina mercenária que se está criando a cada dia.
Hoje como médio sem CRM uso a medicina para mim e para dar carteirada, quando tenho um familiar ou amigo precisando ser atendido como GENTE eu vou até o hospital, me identifico como médico e parente, e o tratamento daquela pessoa passa a ser menos pior, porque aí o "medicuzinho" com CRM fica com medo, e pensa duas vezes antes de trata-lo como "PACIENTE MULAMBO".
Acho que o sistema de saúde brasileiro tem que mudar sim e aumentar a concorrência no mercado, se o médico é ruim que fique sem emprego e que um outro médico digno ocupe seu lugar.
Chega de "medico$$$" precisamos de Médicos de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário